O estilista francês Hubert de Givenchy, que dominou a indústria da moda por mais de três décadas e cujas roupas foram usadas por estrelas como Jacqueline Kennedy Onassis, Audrey Hepburn e Grace Kelly, morreu aos 91 anos. Nada mais justo que relembrar sua trajetória e incrível contribuição para o mundo da moda.
Hoje, queremos lembrar os legados deixados por esse ícone da moda. Confira a seguir!
Presença imponente na moda desde que apresentou sua primeira coleção em Paris, aos 24 anos, Givenchy se tornou sinônimo de elegância e glamour. É dele o vestido preto que Audrey Hepburn usou em Bonequinha de Luxo (1961). A atriz teve papel fundamental na obra do estilista, que desenhou vários modelos usados por ela no filme Sabrina. Em 1957, Audrey também foi garota-propaganda do primeiro perfume de Givenchy, L’Interdit.
Givenchy fundou na década de 50, em Paris, uma das mais importantes marcas de moda do mundo. Depois, ele tentou a sorte em Nova York e construiu um império comercial, que foi vendido no fim da década de 80 para o grupo LVMH.
O francês estreou nas passarelas em fevereiro de 1952, com peças em preto e branco. Amante da botânica, dos cachorros e da decoração de interiores, o estilista desfilou suas últimas peças em 1995, no então chamado Grand Hôtel de Paris. Ele costumava se qualificar como um “eterno aprendiz” e atribuía seu sucesso “à amizade”.
“Eu vou parar de desenhar vestidos, mas não de descobrir. A vida é como um livro. É preciso saber virar as páginas”, destacou o francês à época de sua aposentadoria.
“É inútil fazer coisa exageradas, devemos fazer roupas acima de tudo confortáveis e bem cortadas, e nunca devemos contrariar o tecido com muitos artifícios, ele deve mover-se sobre o corpo da mulher”, explicava Givenchy, enquanto uma grande exposição homenageava seu trabalho no ano passado em Calais (norte da França).
Começou sua carreira aos 17 anos, descobrindo simultaneamente o universo das mãos pequenas e a das socialites em busca de vestidos de noite. Sete anos depois, abriu sua casa de moda, estimulado pelo exemplo de Christian Dior, e estabeleceu-se como o couturier do “casual chic”.
Givenchy deixa leu legado para o mundo da moda. Como um professional irreverente e único!
A Amey é a marca da mulher marcante, decidida e independente que gosta de atrair olhares e fazer de qualquer lugar uma passarela para sua beleza. Sofisticação e elegância são as principais características do nosso público: aquela mulher que se transforma em uma verdadeira diva usando a roupa certa. Conheça a Amey.