Quando falamos em moda, pensamos em tecidos, modelos e cores – muitas cores.
- Mas você já pensou como uma marca escolhe as cores para utilizar em sua coleção? Quem define as “cores da moda”? Para responder essas perguntas e falar sobre o processo criativo, precisamos falar de Pantone.
A Pantone é empresa considerada a autoridade mundial em cores. As cores divulgadas pela Pantone são referência para a indústria da moda e do design e para a influência em diversos setores de consumo e no processo de gerenciamento de cores na criação, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor e até o consumidor, em várias indústrias.
No início de suas atividades – 1962 , a Pantone fabricava apenas cartões de cores para cosméticos, mas o sistema numérico criado pela marca — que ficou conhecido como a Escala Pantone — revolucionou a indústria.
Durante os últimos 50 anos, a marca PANTONE® desenvolveu e aprimorou o conceito do seu sistema de combinação de cores, adaptando-o para outras indústrias, onde a reprodução das cores é precisa, fiel e sem alterações, incluindo tecnologia digital, têxteis, plásticos, arquitetura e interiores.
Além de disponibilizar sistemas de cores, a empresa realiza diversos estudos sociológicos, comportamentais e pesquisas para apontar quais as tendências para a comunicação, design e fabricantes de várias indústrias.
Há 15 anos a Pantone seleciona, anualmente a cor que será a tendência naquele ano, seja para o vestuário, arquitetura e decoração, arte gráfica, tecnologia digital, produção de tintas, plásticos e tecidos. A cor do ano é definida por um grupo de pesquisa que se reúne para traduzir as tendências mundiais em cores, ou seja, identificar os desejos e gostos dos consumidores antes que eles mesmos percebam.
Geralmente, o grupo é composto por profissionais que atuam em ramos diversos como: marketing, jornalismo, artes gráficas, publicidade, e principalmente, do design de produto, moda, e interiores. O estudo de tendência de cores é feito com uma antecedência de 6 a 24 meses da época de divulgação, que é pouco antes da virada do ano, em dezembro – e BOOM – a indústria adapta o uso das cores a seus produtos e somos bombardeados pela influência de seus significados sem nem perceber.
As cores têm um poder incrível de apaixonar e tornar os alimentos mais desejados, as paisagens mais bonitas. Elas conectam, sensibilizam, atuam na identidade e conferem originalidade a tudo; além de ter o poder de influenciar o nosso comportamento e de agir diretamente em nosso cérebro. Não é à toa que há um extenso estudo sobre a Psicologia das Cores e sua influência em nossas emoções, e decisões de compras, por exemplo.
Logo, o uso inteligente de cores é um mecanismo muito sutil e sedutor e uma arma poderosa para os negócios. E a Pantone norteia a todas as áreas de negócio a chegar mais próximo dos seus consumidores através da cor do ano. A cor do ano de 2016 foi o Rose Quartz e o Azul Serenity – imensamente bem aceito por todos e amplamente explorado pela Amey e diversas marcas de roupas.
Juntas, Rose Quartz e Serenity evocam o equilíbrio que existe entre um rosa acolhedor como um abraço e um tom azul claro mais frio e tranquilo, refletindo a conexão entre o bem-estar e uma calma sensação de ordem e paz.
Da mesma forma a cor de 2015 foi o Marsala, e cada ano anterior teve uma cor que permeava as diversas áreas da moda e do design. Separamos um quadro com os anos e suas respectivas cores, numa retrospectiva em forma de paleta de cores 😉
A influência da Pantone é tão grande, que diversas marcas já criaram produtos inspirados no tema. Entre os que mais chamam a atenção, são a linha da Sephora, que criou produtos exclusivos das cores 2016 da Pantone contendo duas tonalidades de batons, uma paleta com 24 tons de sombras e seis cores de gloss labial; e o Pantone Amarelo inspirado nos Minions que foi frisson entre os fãs e também inspirou a criação do Tic Tac Minions.
E assim, a Amey escolhe as cores de suas coleções, com duas principais, o clássico Off-white, os tons neutros que são sempre bem-vindos e as cores que combinam com o conceito de nossas coleções. Quer uma pista sobre nossa nova coleção? Vai ter muita cor. #podeAguardar #vocêvaiAmar
A Amey é a marca da mulher marcante, decidida e independente que gosta de atrair olhares e fazer de qualquer lugar uma passarela para sua beleza. Sofisticação e elegância são as principais características do nosso público: aquela mulher que se transforma em uma verdadeira diva usando a roupa certa. Conheça a Amey.