Blog | Amey

Das telas para as passarelas – a influência do cinema na moda

Moda e cinema sempre andaram juntos. Moda também sempre foi o espelho dos grandes movimentos da humanidade, e o cinema a grande vitrine dessas transformações.

cine

Na década de 30, Hollywood estava no auge! A maneira como as atrizes apareciam nos filmes despertava identificação imediata no público feminino e logo depois, costureiras e ateliês tentavam reproduzir as peças desejadas pelas clientes. Desde então o cinema sempre lançou peças iconográficas. Separamos nossas preferidas e inspiradoras na listinha abaixo. Vamos lá?

 

cicine

 

Marilyn está em todas, e seus vestidos mais amados e copiados foram o modelo rosa usado por Marilyn Monroe em Os Homens Preferem as Loiras (1953), mais tarde copiado por Madonna em seu vídeo Material Girl.

cine 2

O vestido branco esvoaçante em O Pecado Mora ao Lado (1955).  Até hoje, essas características são referências para modelos atuais. O plissado por exemplo, promete bombar no Verão 2017, fica a dica #trendalert.

 

cine 3

 

Todos os vestidos usados por Vivien Leigh em E O Vento Levou (1939) foram copiados, assim como o vestido usado por Elizabeth Taylor em Gata em Teto de Zinco Quente (1958); o vestido vermelho trajado por Audrey Hepburn em Cinderela em Paris (1957); o preto longo de Rita Hayworth em Gilda (1946). E a lista é enorme e nossa admiração por eles também.

 

cine4

cine5

cine6
cine7

 

Audrey Hepburn em ’Sabrina’ não só ganhou os homens com a sua beleza e charme, mas também as mulheres com o seu belo vestido em 1954,. No mesmo ano, Grace Kelly consagrou o lady like romântico com seu vestido em Janela Indiscreta.

 

cine8

 

A beleza da futura princesa de Mônaco, interpretada pela atriz Grace Kelly em Ladrão de casaca, 1955 fascinava seus fãs e este vestido simples, tomara-que caia é simplesmente incrível!

 

cine9

 

Depois do filme Os guarda-chuvas do amor, Catherine Deneuve se tornou famosa. E os inesquecíveis vestidos da protagonista do filme tiveram muito a ver com o sucesso da atriz – 1964. Seus casacos e trench coat ainda são referências atuais.

 

 

cine10

Depois dessa Era glamurosa, a moda de Hollywood sofreu mudanças. A moda mais marcante lançada pelo cinema em 1970 foi o visual masculinizado de Diane Keaton em Noivo Neurótico, Noiva Neurótica (1977): paletó, colete, calças largas e gravata. Em 1980, o filme Wall Street – Poder e Cobiça (1987), inspirado nos executivos de Nova York, lança as camisas listradas de punho e gola em cor contrastante, abotoaduras e suspensórios. Vale lembrar, que a moda, depois da década de 1960, passa a ser ditada mais por outras áreas do entretenimento, como a música, por exemplo, e que as fashionistas ainda AMAM misturar elementos masculinos ou adotar um visual andrógenos, outra super tendência atual. #fashionistas #itgirls

 

cine11

 

Falando de referências, nos filmes mais atuais temos como eleitos e mais lembrados:

 

  • O vestido rosa claro que se tornou uma roupa icônica no filme Dirty Dancing — Ritmo quente, 1987. Jennifer Grey estava deslumbrante e super feminina.  O esvoaçante e o pantone delicado estão super na moda e são elementos nos quais vale a pena investir.

cine12

 

  • O  inesquecível vestido de noite vermelho com as luvas brancas de Julia Roberts Uma linda mulher, em 1990.

cine13

 

O dress de Nicole Kidman em Moulin Rouge vestido vermelho 2001, provando que o vestido vermelho tem seu poder imortalizado quando se trata de empoderamento feminino.

 

cine14

  • O ousado litte black dress de Angelina Jolie, que aliás arrasa sempre nas ocasiões sociais –  com seu vestido com fenda preto em Sr. e Sra. Smith – 2005. Sexy e poderosa! #diva #welove

cine17

  • O Diabo veste Prada é um clássico para o mundo da moda e é impossível não babar nos looks da jornalista Andrea, que nunca se importou com a aparência e adota um estilo totalmente pessoal e despojado e depois passa a arrasar nas composições – 2006

cine18

  • Kate Hudson em Como Perder um Homem em 10 Dias provando que a simplicidade, um decote e o amarelo tem tudo a ver.

cine16

  • Outro fenômeno entre produção cinematográfica e moda é Sex and the City -2008. Sarah Jessica Parker é a estrela e suas produções chamam a atenção. Seu vestido de noiva ficou marcado como ícone fashion.

ccc

 

  • Carrey Mulligan em O Grande Gatsby em 2013. Quem viu sabe: é impossível falar de O Grande Gatsby separando moda e cinema. O filme, situado na década de 20, e seu figurino é impecável, glamuroso e maravilhos. Todas as peças foram desenvolvidas por Catherine Martin, com a colaboração de Miuccia Prada. Essa notícia foi divulgada em janeiro e se tornou uma das maiores atrações do longa garantindo ao filme o Óscar de Melhor Figurino em 2014.

cine15

 

O estilo das atrizes dentro e fora das telas segue sendo referência e o que elas usam é copiado mundo afora, não só nos filmes como também nos eventos do Red Carpet. Oscars, festivais, lançamentos de filmes e premières viraram passarela para o lançamento de tendências, vitrine para estilo e eventos cobertos ao vivo por blogs de moda, fashionistas e fãs do mundo da moda. E é claro que nós sempre estamos de olho!

 

  • E você? Acha que tem outros vestidos que devem entrar para a nossa lista de ícones do cinema? Conte nos comentários 😉

A Amey é a marca da mulher marcante, decidida e independente que gosta de atrair olhares e fazer de qualquer lugar uma passarela para sua beleza. Sofisticação e elegância são as principais características do nosso público: aquela mulher que se transforma em uma verdadeira diva usando a roupa certa. Conheça a Amey.

@AmeyClothing

Siga-nos no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Top