Mina, seu cabelo é da hora, seu corpão violão… Agora chegou a vez, vou cantar mulher brasileira em primeiro lugar! De Benedito de Paula a Mamonas Assassinas, de Garota de Ipanema até o rebolado de Anitta no funk, hoje queremos exaltar a garota nacional, a mulher brasileira e o famoso corpão violão e dar dicas de styling incríveis para valorizar ainda mais esse biotipo.
O corpo violão, como é popularmente conhecido o corpo ampulheta, é considerado pelos consultores de imagens como o tipo ideal e o mais feminino. Possui as proporções de largura dos ombros e quadril bem equilibradas e uma cintura visivelmente marcada.
Nos anos 80, atrizes como Vera Fischer e a modelo Luiza Brunet faziam sucesso com a beleza do corpo curvilíneo. Marta Rocha, miss universo 1954 foi aclamada após ficar em segundo lugar no concurso Miss Universo por causa de seus centímetros a mais na cintura, trazendo um ode ao corpo curvilíneo característico das brasileiras.
Ombros menores que os quadris, a cintura e braços são finos e bem desenhados, e os seios são de pequenos a médios, o corpo violão pode ser reconhecido facilmente nas curvas de Gisele Bündchen que ficou famosa no mundo da moda por ser considerada uma “modelo sexy”, quebrando a tendência até então existente de que as modelos precisavam ser muito magras e às vezes até com um aspecto pouco saudável.
Outros exemplos maravilhosos com selo nacional de beleza e curvas são Juliana Paes, Thais Araujo, Anitta, Sheron Menezes, Bruna Marquezine e Paola Oliveira.
No palco, nas telas, nas ruas e passarelas – como não admirar essa silhueta que foi feita para sambar? E muito se engana quem pensa que o corpo ampulheta é aquele magricelo. Como boas admiradoras da nossa sempre diva Marilyn Monroe, amamos as curvas bem generosas como as de Ellen Rocche.
Apesar de ser uma característica marcante das mulheres brasileiras, outras poderosas internacionais ostentam a beleza do corpo ampulheta e endossam a sensualidade das curvas – quase um protesto contra a ditadura da magreza e uma exaltação do corpo violão, entre elas Beyonce, Jheniffer Lopez e Scarlett Johansson.
Não podemos esquecer de Kim Kardashian – quer corpo mais ampulheta que isso? Mas, a sensualidade e as curvas exigem certos cuidados na hora de escolher o look. O mais importante nessa silhueta é equilibrar o tamanho dos ombros com o dos quadris e atrair os olhares para a parte de cima do corpo. É preciso estar atenta ao que vestir para não esconder o que você tem de mais bonito: a cintura.
Por isso, tanto existem restrições sobre o que usar, quanto dicas para aperfeiçoar ainda mais o que a natureza já fez por você. Separamos um look perfeito para essa silhueta, e também dicas infalíveis, vem conferir:
O look escolhido para valorizar o nosso corpo tipicamente brasileiro é o Macacão Vermelho Amey com decote grego e acabamento em amarrações nas costas. Confeccionado em tecido crepe em vermelho Fiesta, e modelagem ergonômica com acabamento em alfaiataria, ele desenha a silhueta elegantemente e marca justamente a cinturinha, ponto que queremos evidenciar. É um look em uma cor só – o que alonga a silhueta, diminui os quadris por ser de tom escuro e modelagem mais sequinha, e também valoriza os ombros, colo e braços graças as decote grego de um ombro só.
- Outras dicas para saber como evidenciar o corpão violão são evitar elementos como:
Camisas com punhos chamativos,
Bolsos volumosos,
Bolsas a tiracolo,
Calças e saias muito justas,
Cintos caídos na altura dos quadris,
- Outras dicas certeiras são apostar em:
Decotes e detalhes horizontais,
Peças acinturadas,
Salto alto,
Colares na altura dos seios,
Saias levemente afuniladas e de tecidos firmes (como o nosso amado neoprene),
Tecidos fluidos.
É claro que não somos a favor da idealização de um biotipo, e sabemos que o corpo perfeito não existe, mas sempre há maneiras e maneiras de valorizar os pontos fortes de cada biotipo, e ser ainda mais diva com o look certo para sua estrutura 😉 A Amey valoriza o corpo brasileiro cheio de curvas, e por isso confecciona suas roupas através do método de moulage, onde a roupa é desenhada e costurada em uma manequim 3D com as curvas do corpo violão das nossas divas nacionais, e o resultado é um só: roupas que caem perfeitamente na silhueta.
Gostou das dicas? Se você também tem um truque de styling que não abre mão, compartilhe com a gente nos comentários <3
A Amey é a marca da mulher marcante, decidida e independente que gosta de atrair olhares e fazer de qualquer lugar uma passarela para sua beleza. Sofisticação e elegância são as principais características do nosso público: aquela mulher que se transforma em uma verdadeira diva usando a roupa certa. Conheça a Amey.